1 de outubro de 2009

Ciclo Um Actor-Um Músico - Tudo Menos o Silêncio



Sinopse

O Ciclo Um Actor-Um Músico é um desafio a que a Lendias d'Encantar se propôs.
O projecto é desenvolvido em várias fases: primeiro a escolha do autor/poeta. A partir desse momento, o actor tem liberdade total para destruir os poemas. Ou seja, partindo dos poemas, recolhe palavras e/ou versos para construir uma nova história, masi narrativa. A única regra é a de não acrescentar ou alterar qualquer palavra do poeta. Trata-se apenas de manipulação de texto, pretende-se a criação de um novo.
Quando o texto está concluído é transmitido ao músico e ao desenhador de luz. Entretanto, o encenador tranalha com o actor de forma a criar o universo próprio do texto.
Os três intérpretes apenas se encontram na véspera da estreia. É nesse ensaio único que têm de absorver o que foi criado pelo outro. Pensá-lo, aproveitá-lo de forma a enriquecer a performance.
O grande desafio deste Ciclo é exactamente o poder de encaixe, de improviso de cada um dos intérpretes. Aproveitar o que o outro oferece à performance e completá-lo. Ali no momento.
Tudo Menos o Silêncio foi construído a partir de poemas esparsos de Eugénio de Andrade, com direcção de António Revez, música de Carlos Barretto (contrabaixo) e luz de Luís Beco. Inicialmente seria a actriz Ana Ademar a dizer o texto, mas devido a uma ruptura de ligamentos de última hora, as Lendias foram obrigadas a fazer uso da sua dinâmica e substituir a actriz pelo encenador e actor António Revez.
Carlos Barretto é um dos mais importantes músicos e compositores de Jazz em Portuugal, já fez concertos na companhia de músicos da sua geração, como Mário Laginha, Carlos Martins e Mário Barreiros, nomes importantes do Jazz em Portugal.


Ficha Técnica 


a partir da obra de Eugénio de Andrade
Direcção e Cenários António Revez
Interpretação António Revez e Carlos Barretto
Desenho e Operação de Luz Luís Beco e Miguel Conceição



Uma produção Lendias d'Encantar, 2009

ver mais aqui


Sem comentários: